dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater, órgão Público ligado a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, atende Agricultores Familiares no que se refere ao repasse de tecnologias, muito especialmente Pecuária Leiteira, tem seus escritórios em todos os municípios do Estado do Paraná.

No Municipio de Medianeira, distante 600 KM da Capital Curitiba, agricultores familiares iniciaram a atividade de bovinocultura de leite com enfoque comercial, mas  a preocupação era com os animais e não com a pastagem que era a base da alimentação dos animais. Observando esse fato o Zootecnista, José Luiz Bortoluzzi da Silva, da Unidade Municipal do Instituto Emater, resolveu apostar num trabalho diferente, ou seja, fazer a correção de solo nas áreas de pastagens, implantar gramíneas adequadas a época do ano, fazer piqueteamento na área de pastagens para garantir pastagem de qualidade e quantidade para o ano inteiro. O desafio dessa proposta é aumentar a produtividade com a implantação de pastagens de qualidade, mas para isso necessitava de um agricultor que aceitasse o desafio de fazer todas as inovações tecnológicas na área de pastagens, transformando a sua propriedade como referencia dentro do município.

O trabalho foi iniciado no ano de 1993 com implantação de Unidades Demonstrativas em pecuária leiteira, objetivando a introdução de tecnologias em outras propriedades, não só no município, mas também para outras localidades.

O trabalho de assistência técnica e extensão rural, referente à produção de leite a base de pastagens iniciou na propriedade do Sr. Marco Antonio Slongo, na comunidade linha Thomé, no município de Medianeira-Pr.

As tecnologias trabalhadas foram oriundas dos órgãos de pesquisa: Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).A participação de parceiros do Iapar por meio dos pesquisadores Engª Agrª. Drª Simony Lugão e Zootecnista Dr. José Cogo Lançanova, e da Embrapa com o pesquisador Eng. Agr. Dr. Leovegildo Matos, permitiu uma melhoria na implantação de tecnologias nas unidades demonstrativas que foram sendo criadas após a propriedade do colaborador Sr. Marco Antonio Slongo.

A divulgação deste trabalho na propriedade do Sr. Marcos gerou informações técnicas que começaram a ser adotadas pelos produtores que participaram das metodologias grupais.

Estas ferramentas permitem divulgar aos produtores as tecnologias, sendo conferidas por ocasião das metodologias grupais realizadas nestas propriedades modelo, através de Dias de Campo, Excursões e Reuniões Práticas.

Tudo começa na escolha dos colaboradores, pessoas que realmente adotam as tecnologias recomendadas, fazem os controles de toda a atividade, tendo sucesso garantido e permitindo o repasse a outros produtores que possuem vontade de mudar. Mensalmente, nestas propriedades, são realizadas atividades grupais com a participação de produtores, onde são apresentados os resultados obtidos.

Exemplo desta metodologia está na propriedade do Sr. Jaime De Marchi, localizada na linha Pessali, Município de Medianeira. A propriedade possui uma área de 24,20 ha, dos quais 8,0 há são destinados a gramíneas tropicais, Tifton 85, Tifton 68, Capim Mombaça e Capim Tanzânia, divididos em piquetes, onde são colocados a pastoreio 38 vacas em lactação. Nesta dinâmica de rodízio são colocadas primeiro no piquete para rodízio as vacas em lactação. Na seqüência são colocados os animais que não estão produzindo leite para aproveitamento do restante e rebaixamento do capim e manejo correto. Depois o piquete é vedado e recebe adubação de manutenção.

Este trabalho de produção de leite a pasto com uso de técnicas de sombreamento com espécies arbóreas recomendadas pela pesquisa permite aos animais grande consumo de forragem verde de alta qualidade, dando-se ênfase no período que vai de outubro a abril, diminuindo-se assim a quantidade de concentrado fornecido no cocho, o que reduz consideravelmente o custo da alimentação.
Nesta unidade, o produtor está conseguindo obter uma produtividade de 15.530 litros de leite/hectare/ano, graças às tecnologias adotadas. A gestão da atividade leiteira tem sido o diferencial, pois com os dados obtidos durante o ano, as tomadas de decisões permitem ganhos expressivos na atividade.

No período de inverno (maio a setembro), são implantadas forrageiras que se desenvolvem bem nesta época, permitindo o preenchimento do vazio forrageiro. Chamamos esta prática de planejamento forrageiro para o ano todo.

Com a divulgação destes trabalhos ficou entendido o processo de produção de leite a base de pastagens, em que a maior parte da dieta dos bovinos leiteiros deve provir de forrageiras tratadas como lavouras. E que estes animais permaneçam o maior numero de horas para o consumo destas forrageiras para o conforto térmico com a implantação do sistema silvipastoril, mais uma dentre outras práticas adotadas.

Este trabalho em Unidades Demonstrativas, permitiu que no ano de 2000, já houvessem visitado a propriedade demonstrativa do Srs. Marcos e Jaime cerca de 1760 e 830 produtores de leite, respectivamente, envolvendo os municípios de Serranópolis do Iguaçu, Missal, Matelandia, Céu Azul, Três Barras do Paraná, Boa Vista da Aparecida, Santa Tereza do Oeste, Catanduvas, Nova Aurora, Foz do Iguaçu, Anahy, Braga Ney e outros municípios do estado do Paraná, incluindo produtores do Paraguay.

Ainda no ano de 1997, o Municipio de Missal, através de convenio solicitou a participação de um profissional do Emater uma vez por semana para dar atendimento a grupos de produtores de leite para implantação deste sistema de produção de leite a pasto.

Para  avaliar o sucesso, o município de Missal produzia em 1997, cerca de 8 milhões de litros de leite/ano e no final de 2005 já contabilizava 22 milhões de litros de leite/ano. É bom lembrar que o sistema de produção de leite a pasto foi a adotado por 234 produtores de leite do município.

Em 1998, o município de Serranópolis do Iguaçu também solicitou a presença semanal de um profissional do Emater uma vez por semana, experimentando também um aumento na produção de leite, de 4 milhões de litros de leite que produzia em 1997, para o montante de 13 milhões de litros/ano em 2008.

Outros municípios da região de Cascavel passaram a contar com a assistência de um profissional da área de produção de leite a pasto, como Nova Aurora, Cafelândia, Catanduvas, Três Barras do Paraná, que passaram também a utilizar as Unidades Demonstrativas.

Para se ter uma idéia destas Unidades, a divulgação dos trabalhos se referem a toda a seqüência técnica para a implantação correta de gramíneas perenes tropicais recomendadas para a região oeste do Paraná e, que sendo tratadas como lavoura, bem manejadas e bem adubadas dura por um período de mais de 25 anos sem necessitar de reformas. Está aí, portanto, mais uma atividade que à disposição de quem queira ingressar ou mesmo continuar na atividade leiteira, produzindo mais, reduzindo custos e se mantendo na atividade.

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Bevaldo Martins Pacheco
22/08/2011 10:07:57
ParabÚns aos tÚcnicos envolvidos na unidades demonstrativas. Essas aþ§es de trabalho sÒo uma ferramenta poderosa na mudanþa da realidade da pecußria leiteira do nosso PaÝs.
Mais uma vez... ParabÚns! ParabÚns! ParabÚns!
Bevaldo / Incaper - ES

Fabio Zanatta
22/08/2011 14:45:22
ParabÚns! Pessoas de visÒo e com atitude! TambÚm gostaria de ver essas tÚcnicas de demonstraþÒo em outros lugares. Estamos precisando...
ParabÚns tambÚm pela divulgaþÒo, pois ajuda a convencer os mais resistentes ao que Ú novo.

Itamar A. Souza
22/08/2011 16:53:31
ParabÚns para todo o pessoal da EMATER e principalmente para o JosÚ Luiz que teve a iniciativa de encarar o desafio de mostrar um poderoso mÚtodo de extenþÒo rural que Ú a montagem de uma Unidade Demonstrativa (UD); principalmente quando vem acompanhado de outros mÚtodos como a ExcurþÒo, visitas, formando grupo de discurþÒo entre os produtores.
Itamar Souza-Incaper - ES, ELDR de Vila Velha. 22/8/11

Para comentar
esta matéria
clique aqui
3 comentários
Manejo integrado contra doenças de verão
Uso de sementes sadias e tratadas com fungicidas em doses eficientes diminuem problemas na milhocultura
Projeto vai medir sustentabilidade no campo
Levantamento vai contar com indicadores sistêmicos nas áreas social, ambiental e econômica para avaliar as propriedades
Barbatimão é alternativa contra mastite
Planta testada em laboratório tem atuação antimicrobiana e proporciona tratamento sustentável
CVC pode afetar 100% da citricultura
Prevenção da doença demanda cuidados como aquisição de mudas com boa procedência e controle de vetores
Importância do planejamento
Providências a serem tomadas pelo empreendedor sobre as variáveis e fatores que exercem alguma influência no resultado financeiro
E se você pudesse tirar energia do lixo?
Já estão disponíveis no mercado produtos que funcionam com biogás, resultante da decomposição de dejetos animais
Coevolução de genética e sistemas de produção, um caminho para a sustentabilidade
Privilegiar a capacidade de suporte do solo e a qualidade da água superficial e profunda na sua metodologia
A importância das unidades demonstrativas para transferência de tecnologias na atividade leiteira
Experiência no município de Medianeira
A geoengenharia e as mudanças globais
Grandes projetos que buscam manipular o ambiente para a manutenção do clima
Uso racional de adubos pode melhorar a qualidade nutricional dos alimentos
A técnica realizada dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, influencia de modo positivo a qualidade nutricional dos alimentos
Soja tolerante ao encharcamento gaúcho
Projeto testa cultivares que já apresentam produtividade média de 40 sacos por hectare em solos hidromórficos
Coccidiose inibe desenvolvimento de leitões
Doença pode provocar aumento de até 10 dias no período necessário para que animais cheguem ao peso de abate
Plantio direto aumenta produtividade
Sistema pode contribuir para sequestro de carbono de 500 kg por hectare ao ano e aumentar produção em 30%
Kit para produção de leite de qualidade
Voltado para cabras leiteiras, conjunto de ordenha tem baixo custo inicial e promete diminuir contagem de bactérias

Conteúdos Relacionados à: Forrageiras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada